Controlo da Qualidade da Água

Controlo da Qualidade da Água

Água segura para todos, até para os mais delicados.

A qualidade da água que distribuímos segue um rigoroso processo de controlo e uma legislação muito exigente. O regulador nacional para esta matéria, a Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), acompanha de forma constante o trabalho desenvolvido pela ÁGUAS DO SADO em matéria de qualidade de água para consumo humano.

O programa de controlo de qualidade é desenvolvido em três locais distintos: captações, reservatórios e na rede de distribuição.

Rede de Distribuição: O controlo na rede de distribuição é obrigatório e verificado pela ERSAR, e é desenvolvido através de colheitas de água efetuadas na torneira do consumidor, ou seja, em escolas, infantários, hospitais, cafés e outros locais públicos. Estas colheitas recolhidas são posteriormente entregues a um laboratório externo e acreditado, para análise. A periodicidade das análises depende do grupo de parâmetros a analisar. Por cada zona de abastecimento são realizadas análises semanais, mensais ou trimestrais. O número de análises por zona de abastecimento é estipulado por lei, em função do número de habitantes abastecidos, bem como respetivo volume de água.

Captações e Reservatórios: O controlo nas Captações e nos Reservatórios, embora não obrigatório por lei, é realizado para controlo operacional, funcionando como uma primeira linha de salvaguardando na qualidade da água a abastecer.

"O Concelho está dividido em 9 zonas de abastecimento, nas quais, a qualidade da água é considerada uniforme, ou seja, tem a mesma origem, ao nível de captações e/ou reservatórios."

Responsável Controlo da Qualidade ÁGUAS DO SADO

  • Zonas de Abastecimento

    Que reservatório é que abastece a zona onde vivo? Conheça os detalhes no Mapa de Abastecimento de Água....

  • Dureza da Água

    Conheça a dureza da água da sua zona através do Mapa da Dureza da Água do Concelho de Setúbal....

My Aguas do Sado