Dureza da Água

Dureza da Água

O QUE É A DUREZA DA ÁGUA?

A dureza da água está relacionada com a concentração em alguns minerais dissolvidos, sobretudo o Cálcio (Ca2+) e Magnésio (Mg2+). Tradicionalmente, a dureza exprime a capacidade da água reagir com sabões.

A água que contém pequenas quantidades destes sais é caracterizada como Muito Macia e/ou Macia, enquanto a água Dura contém níveis mais elevados destes minerais.

A DUREZA DA ÁGUA É PREJUDICIAL PARA A SAÚDE?

O Cálcio e o Magnésio encontram-se na água como resultado do seu contacto com os minerais, na natureza. No entanto é nos alimentos que existem abundantemente, sendo esta a principal origem do consumo humano em Cálcio e Magnésio. Os produtos lácteos são particularmente ricos em Cácio, enquanto que o Magnésio provém principalmente da carne e de alguns vegetais. 

QUAL É A DUREZA DA ÁGUA EM SETÚBAL?

O grau de dureza na rede de abastecimento do Concelho de Setúbal varia em função das origens de água. Para conhecer a dureza da água que consome clique no mapa da sua Junta de Freguesia, utilizando os comandos de aproximação que se encontram no canto inferior direito do mapa.

My Aguas do Sado