Perguntas Frequentes Qualidade Água

Perguntas Frequentes Qualidade da Água

1. De onde provém a água distribuída no Concelho de Setúbal? 

Toda a água destinada a abastecimento público do Concelho de Setúbal é de origem subterrânea, sendo captada a profundidades da ordem dos 250 metros, no aquífero “Mio-Pliocénico do Tejo e Sado”, camada do subsolo onde, por processos naturais, se vai depositando a água doce de modo a constituir um enorme reservatório natural, o maior a nível nacional, com mais de 8000 km2 de superfície - fator que representa uma vantagem relativamente a outras origens na medida em que funciona como uma proteção natural à poluição.

2. A origem da água e a sua qualidade, é igual em toda a cidade de Setúbal?

A água é extraída do aquífero em exploração através de 19 furos de captação. Apesar de a origem da água ser a mesma, existem pequenas diferenças que resultam das condições hidrogeológicas associadas a cada local de captação. Uma destas diferenças é a dureza da água.

3. Qual é a legislação que regula a Qualidade da Água?

Atualmente, a legislação que regula a Qualidade da Água é o Decreto-Lei nº306/2007, de 27 de agosto, que substituiu o Decreto-Lei nº243/2001 de 5 de setembro.

4. Quais são os parâmetros analisados no controlo de qualidade da água?

Na água para consumo asseguramos o controlo de 65 parâmetros diferentes, incluindo microbiológicos, químicos e indicadores. No nosso site está disponível um Glossário com uma breve descrição de todos os parâmetros integrados no programa de controlo analítico implementado.

5. Qual o número e com que frequência são feitas análises à qualidade da água em Setúbal? 

Os parâmetros a controlar, incluídos no programa de controlo da qualidade da água, são organizados em três grupos, Controlo Rotina 1, Controlo Rotina 2 e Controlo de Inspeção, com frequências de análise diferentes.

A periodicidade das análises é definida por zona de abastecimento, função do volume de água fornecido nessa zona. Com uma frequência no mínimo semanal, são efetuadas colheitas de água para controlo da qualidade nos sistemas de abastecimento.

Com maior frequência são analisados parâmetros incluídos no Controlo de Rotina, assegurando informação regular sobre a qualidade organoléptica e microbiológica da água destinada ao consumo humano, bem como a eficácia dos tratamentos existentes (desinfeção). De menor frequência mas incluindo um maior grupo de parâmetros, o Controlo de Inspeção permite verificar o cumprimento dos valores paramétricos da legislação aplicável assegurando um controlo alargado da qualidade da água.

6. Em que locais é feito o controlo de qualidade da água? 

Além do controlo da qualidade da água na rede de abastecimento é também assegurado o controlo da qualidade de água na origem (captações) e nos reservatórios. 

O programa de controlo de qualidade, de acordo com o D.L. nº306/2007 de 28 agosto já referido, apenas obriga ao controlo da água após distribuição. No entanto, o controlo de qualidade implementado ao nível das captações e reservatórios permite maior fiabilidade no abastecimento por permitir detetar eventuais alterações na qualidade antes da distribuição, razão pela qual a ÁGUAS DO SADO o efetua.

O controlo da qualidade da água fornecida, após distribuição pela rede de abastecimento, é efetuado na torneira do consumidor, ou seja, em escolas, infantários, domicílios dos consumidores, hospitais, cafés e outros locais públicos.

7. Onde consultar os resultados das análises sobre a qualidade da água?

Os resultados das análises são divulgados trimestralmente no nosso site, em www.aguasdosado.pt e nas lojas ÁGUAS DO SADO. 

8. Quais as diferenças entre água engarrafada e água de abastecimento público?

A água da torneira é destinada a consumo humano e é uma água tratada, mineralizada e equilibrada, que contém sais dissolvidos em quantidades que são essenciais à saúde tais como cálcio, ferro, magnésio, sódio e potássio. A sua qualidade é permanentemente controlada por análises efetuadas na torneira do consumidor de acordo com a legislação que rege a qualidade da água destinada a consumo humano. Os resultados obtidos são divulgados periodicamente e a atividade da ÁGUAS DO SADO é fiscalizada por uma entidade independente, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) que aprova o Programa de Controlo da Qualidade da Água implementado no concelho de Setúbal.

Pode ter acesso a uma água de qualidade, no conforto do seu lar e a um preço substancialmente inferior aquele que pagará no caso de adquirir uma água engarrafada. Também neste caso, o ambiente agradece já que reduz substancialmente o volume de resíduos que produz, reduzindo a quantidade de garrafas e garrafões plásticos que acabam por ir para o lixo. 

9. O que significa a dureza da água?

A “dureza” na água potável é causada essencialmente pela presença de sais de cálcio e magnésio, sendo considerada “dura” quando existem valores significativos destes sais e “macia” quando contém pequenas quantidades. A dureza da água não representa problemas para a saúde pública.

Este tema encontra-se mais desenvolvido em Dureza da Água.

10. O que é o pH da água?

O valor do pH (potencial hidrogeniónico) traduz a acidez ou basicidade da água. A escala do pH compreende valores entre 0 e 14, sendo que um pH igual a 7,0 indica uma solução neutra. Na legislação relativa à água para consumo estabelece-se como valores aceitáveis, os acima de 6,5 e abaixo de 9,0.

11. Porque é que, por vezes, a água sabe ou cheira a cloro? 

Para assegurar as ótimas características de uma água de boa qualidade, é necessário adicionar uma pequena quantidade de hipoclorito de sódio. Em determinadas situações, como a intervenção de uma reparação numa conduta, é realizado um reforço na dosagem do hipoclorito de sódio, de forma a garantir a boa qualidade de água nas torneiras. Apesar destas situações, a água pode ser consumida sem qualquer risco.

12. Qual a importância do cloro?

O cloro, sob a forma de hipoclorito de sódio, é um desinfetante utilizado no tratamento da água para consumo humano que visa manter a qualidade microbiológica da mesma, não representando quaisquer problemas para a saúde nas quantidades (muito baixas) utilizadas para tratamento da água.

13. Porque é que, por vezes, a água sai branca da torneira? 

Quando há falta de água ou roturas na rede, as condutas ficam sem água e no lugar dela fica ar. Quando tudo volta ao normal, a água volta com muita pressão e a maior parte do ar sai da rede através de dispositivos especiais. Mas, pode ficar algum ar dentro dos ramais. Parte deste ar pode sair pela torneira e parte pode dissolver-se na água. É este ar dissolvido que quando se liberta da água forma bolhas muito pequenas que dão o aspeto branco à água. Se reparar, essa água colocada num copo começa a ficar límpida de baixo para cima. Só o apecto visual desta água é que pode parecer estranho. A sua ingestão não tem qualquer risco associado. Passado algum tempo, esta situação retorna à normalidade.

14. Porque é que, por vezes, a água sai amarela da torneira? 

Este aspeto poderá estar associado à presença de ferro na água; o seu aparecimento é normal quando a utilização da água é interrompida por algum tempo e em contacto com o material das tubagens no interior das habitações ou edifícios reage, adquirindo a tonalidade amarela.

Esta situação carece de acompanhamento já que o aparecimento constante da cor amarela poderá estar associado a corrosão das canalizações internas, normalmente construídas em ferro, resultando no aparecimento de ferrugem e do sabor a ferro. A solução adequada consiste na sua substituição por canalizações de material não corrosivo, como é o caso do PEAD (Polietileno de Alta Densidade) utilizado pela ÁGUAS DO SADO na instalação dos ramais atuais.

15. São necessários filtros adicionais nas torneiras do consumidor para a água distribuída?

A água que lhe é distribuída tem qualidade adequada para o consumo humano, sendo a sua qualidade fiscalizada pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) que aprova o Programa de Controlo da Qualidade da Água implementado no concelho de Setúbal. Os resultados obtidos, resultado de um apertado controlo de qualidade, comprovam a essa qualidade dispensando a instalação de equipamentos ou tratamentos adicionais. Por outro lado, a utilização de filtros pode ter o efeito inverso já que estes podem libertar amoníaco, sódio ou ainda criar condições para o desenvolvimento de bactérias.

17. A qualidade da água pode sofrer alterações na minha casa?

A idade e o estado de conservação das canalizações e hidropressores ou reservatórios do prédio (caso existam) podem alterar as características da água, concretamente o sabor, o cheiro e a cor. É essencial assegurar a manutenção e limpeza de todos os equipamentos em contacto com a água; a utilização de reservatórios é desaconselhável pois pode ser a origem de contaminação microbiológica. A temperatura da água também pode influenciar o seu sabor. 

18. A análise à água quando solicitada pelo cliente, tem algum custo?

A ÁGUAS DO SADO assegura, no âmbito do plano de controlo de qualidade implementado no concelho, a monitorização da qualidade da água em pontos de amostragem representativos e distribuídos em função da densidade da rede e dos consumidores servidos, considerando-se esse controlo suficiente para a garantia da qualidade da água fornecida. No entanto e em situações pontuais identificadas pelo cliente, a ÁGUAS DO SADO pode promover por iniciativa própria as análises necessárias para esclarecimento da situação.

19. Quem se desloca ao local, e quais os procedimentos na recolha de água para análise?

No caso de dúvida sobre a qualidade da água que lhe é fornecida e após comunicação dessa questão, será contactado para agendar uma deslocação de um técnico qualificado para avaliar a situação e efetuar o devido esclarecimento.

Alertamos que, a ÁGUAS DO SADO não contrata empresas externas para se deslocarem a casa dos clientes e efetuar análises; todos os nossos colaboradores se encontram devidamente fardados e identificados.

20. Conselhos úteis

Após um período prolongado de ausência, e antes de beber água, aconselhamos a abrir as torneiras durante alguns minutos para renovar a água que se encontra nas canalizações. No caso de detetar algum problema na água contacte a ÁGUAS DO SADO.

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