Drenagem Águas Residuais Domésticas

Drenagem Águas Residuais Domésticas

Um eficiente sistema de saneamento e

 tratamento de águas residuais contribui,

 sob muitas formas, para assegurar

 uma maior qualidade de vida

 das populações.

 

Nem toda a água distribuída pela rede pública é directamente consumida. Alguma, depois de sujeita a várias utilizações é rejeitada sendo por isso designada por água residual, podendo, de acordo com a sua proveniência distinguir-se em três categorias: domésticas, industriais e pluviais.

Portadoras de diferentes tipos de poluição, em função da sua proveniência, elas acabarão, no seu conjunto, por ter um impacto ambiental negativo se não forem adequadamente recolhidas e tratadas.

"O desenvolvimento das actividades humanas tem com efeito sido acompanhado duma produção crescente de resíduos poluentes. A par desta relação vem igualmente crescendo a consciência de que os recursos hídricos não são inesgotáveis, havendo por isso, que os preservar e conservar. A sua degradação por efeito das águas residuais pode não apenas resultar numa grave deterioração do meio ambiente, como conduzir a uma escassez cada vez mais acentuada."

O saneamento de águas residuais tornou-se pois um imperativo para as sociedades modernas, a fim de reduzir ao mínimo a poluição dos rios, dos lagos, dos lençóis subterrâneos e de todas as restantes linhas de água. A manutenção de adequadas condições de salubridade nas áreas urbanas é constituída essencialmente pelas seguintes fases:

1.Recolha das águas residuais domésticas e industriais;

2.Condução ou transporte até uma estação de tratamento;

3.Tratamento eficaz e posterior devolução ao meio natural em condições sustentáveis e em conformidade com a Legislação Nacional e Comunitária.

Esta actividade tem como função preservar a qualidade de vida no local e no meio em que vivemos; primeiro, porque desempenha um importante papel de protecção sanitária das populações. Uma adequada recolha, transporte e tratamento das águas residuais evita que por exemplo os nossos rios se transformem em esgotos e em focos potencialmente difusores de doenças. E depois, porque o saneamento contribui ainda de forma decisiva para a manutenção da qualidade do ambiente e das actividades ligadas á água, quer se trate de turismo, piscicultura, ou outras, sem esquecer a agricultura e a indústria que também precisam de água para assegurar o seu desenvolvimento.

  • Sistema de Drenagem

    O Sistema de Drenagem de Águas Residuais do Concelho de Setúbal assegura uma taxa de cobertura da população na ordem...

  • Zonas de Drenagem

    Conheça em pormenor o sistema de drenagem da ÁGUAS DO SADO....

My Aguas do Sado